afortunados os que visitam o blogo do fortunato !

contador free

domingo, 1 de julho de 2012

Ateus e Ateis, Cristãos e Cristeias

Muito bem Emanoel, estou de volta. Muito tempo sem escrever, acho que falei sobre tantos temas aqui, que às vezes fico sem ter o que falar.
Resolvi colocar o blog para funcionar para levantar um tema bem atual que é extremamente impulsionado pelas redes sociais, principalmente o facebook. Bom, se você é meu amigo, me conhece, sabe que eu não suporto modinhas, odeio o time da moda, o craque da moda, a banda da moda detesto tudo que é impulsionado pela 'mídia', e eu disse mídia entre aspas, porque não digo tão somente de meios de comunicação como radio, televisão e etc. Eu digo das redes sociais, que na minha opinião é o maior meio de comunicação do século XXI. Entramos em uma era tecnológica onde manifestações são marcadas pela internet, fico pensando se o senhor Ernesto Che Guevara pudesse criar eventos no facebook, talvez o mundo fosse socialista hoje.

Bom mas se você leu o titulo do meu texto, você deve está achando que eu estou viajando, bom, isso não deixa de ser mentira, mas eu quis fazer uma pequena introdução, já que o tema envolve sim redes sociais.
Quero destacar a fã page que tem no facebook intitulada ATEA (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos) está pagina é destinada a um grupo de pessoas que discutem suas experiências, onde o principio da 'fé' destas pessoas é baseada em acreditar em si mesmo antes de qualquer coisa, acreditar que as conquistas pessoais vêm do seu próprio esforço. Acho digno este pensamento, muitas das discussões para mim são baseadas em fatos realmente relevantes. POREM acho que dos mais de 160 mil likes que a page tem, uns 80% disso são jovens alienados e impulsionados pela modinha, 80% do povo se quer lê as discussões levantadas pelo grupo estão ali apenas para compartilhar as fotos bonitinhas postadas, e digo mais, maioria desses ai são aqueles que curtem isso, e domingo tão lá na igreja pra pegar as menininhas.
Bom já que finalmente entramos no assunto, quero destacar onde quero chegar com isso. Hoje mais cedo em uma discussão que eu considero saudável com dois amigos da época de ensino fundamental, dois amigos que seguem o grupo e levantam questões sobre o fato da religião atrapalhar a igualdade entre os povos de um determinado local. Eu disse uma discussão saudável, porque mesmo sendo católico eu sempre respeitei muito qualquer tipo de religião, seja de evangélicos a mulçumanos, então respeitarei também a 'crença' deles. Porem eu escrevi um pequeno questionamento no meio da discussão. Estávamos discutindo sobre a influência da religião na igualdade entre os povos. Dados reais mostram que pais onde a maioria é Ateu, como Dinamarca, Suíça a igualdade entre os povos tende a ser mais justa. A idéia é que em países 'subdesenvolvidos' como o Brasil, a população não espera muita coisa do governo, se acomoda e começa a rezar ter fé que Deus fará uma reviravolta e trará paz ao mundo. Está é a opinião deles, agora eu vou colocar a minha, expondo até um fato que me deixou meio revoltado. Minha opinião é que estes países são mais iguais, porque são países onde a IDH é altamente desenvolvido, países que prezam a qualidade da educação no pais, onde não é interessante se formar apenas bons estudantes, mas sim grande seres humanos, inteligentes e dignos. Isso acaba indo conta o que acontece no Brasil, um pais onde a educação é deixada de lado, onde existe um GRANDE PRBOLEMA CULTURAL, onde cada dia se forma mais jovens sem preparo intelectual para escolher os melhores governantes. Na minha opinião não adianta você pegar o Zé da favela e falar de hoje em diante você é ateu, não vai ficar rezando pedindo a Deus pra mudar sua vida, vai batalhar e acreditar em si mesmo, não adianta porque ai ele vai para uma escola publica brasileira, e não vai conseguir ter o preparo necessário pra isso. Eu acho que o Brasil é essa draga toda, porque somos o quarto pais no mundo no ranking de corrupção, não é porque eu rezo meu pai nosso todo dia antes de dormir. Agora voltando ao assunto que falei que me revoltou, foi na sexta feira da paixão. Nesse dia eu não como carne vermelha, faz parte da minha crença, mas eu não faço isso pra ir pro céu, ninguém faz, faz por respeito, por seguir uma crença. E eu vi um tanto de gente postando coisas com deboche, chamando religiosos de otarios, pow cara, ninguém é obrigado a acreditar em nada, só acho que tem que respeitar só isso.

Ninguém reza pra ficar rico, ninguém reza pra conseguir as coisas, rezo por acreditar em um Deus, pra agradecer por minha vida, pela minha família e meus amigos, pra continuar seguindo em frente alegre e feliz.

Agora minha CORNETADA é a seguinte, eu acho que se um dia o facebook 'acabar' como aconteceu com o orkut, o Brasil vai perder pelo menos uns 40% dos seus Ateus, porque pra mim vai ser que nem as comunidades de futebol do orkut e seus pseudo-s comentaristas futebolísticos.

Por isso que eu era mais feliz quando não colocavam a culpa dos problemas sociais não meu pai nosso diário...

Um salve a todos, e ótimas ferias jovens :)

10 comentários:

  1. 1 - Quero destacar a fã page que tem no facebook intitulada ATEA (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos) está pagina é destinada a um grupo de pessoas que discutem suas experiências, onde o principio da 'fé' destas pessoas é baseada em acreditar em si mesmo antes de qualquer coisa, acreditar que as conquistas pessoais vêm do seu próprio esforço. Acho digno este pensamento, muitas das discussões para mim são baseadas em fatos realmente relevantes.

    na verdade, o unico principio é que desacreditamos o que teistas acreditam: Deus... discutimos experiencias, entre elas coisas bobas que lemos por ai, etc.

    2 - POREM acho que dos mais de 160 mil likes que a page tem, uns 80% disso são jovens alienados e impulsionados pela modinha, 80% do povo se quer lê as discussões levantadas pelo grupo estão ali apenas para compartilhar as fotos bonitinhas postadas, e digo mais, maioria desses ai são aqueles que curtem isso, e domingo tão lá na igreja pra pegar as menininhas.

    sim cara, ateus só vão a igreja pra trocar ideia ou pegar menininhas... é a mesma coisa que vc ir a uma boate GLS pra tentar pegar lesbicas... ou simplesmente pra agradar um amigo, sem ser gay... e outra, generalizou do mesmo modo que falar que todos que ouvem forfun ou sabonetes são gays.

    3 - Eu disse uma discussão saudável, porque mesmo sendo católico eu sempre respeitei muito qualquer tipo de religião, seja de evangélicos a mulçumanos, então respeitarei também a 'crença' deles.

    só de fazer esse texto de critica, vc está desrespeitando a nossa 'não-crença'. mas é normal isso acontecer, não ligo. outra coisa... não existe crença. ateu/agnostico é assim por falta de crença, justamente.

    4 - A idéia é que em países 'subdesenvolvidos' como o Brasil, a população não espera muita coisa do governo, se acomoda e começa a rezar ter fé que Deus fará uma reviravolta e trará paz ao mundo. Está é a opinião deles, agora eu vou colocar a minha, expondo até um fato que me deixou meio revoltado.

    a pesquisa que eu postei não cita nada de Brasil... quem tocou no caso de brasil foi vc... inclusive, a reportagem aborda que alguns paises em que esta relação não convem seriam os EUA, Brasil, entre outros, onde o nivel de religiosidade é alto, mas o nivel de vida, como renda per capita, tambem é alto... em momento algum falei minha opiniao no post antes de vc... no post apresentei apenas informações conprovadas atraves de pesquisas... desinformação total de sua parte.

    5 - Isso acaba indo conta o que acontece no Brasil, um pais onde a educação é deixada de lado, onde existe um GRANDE PRBOLEMA CULTURAL, onde cada dia se forma mais jovens sem preparo intelectual para escolher os melhores governantes.

    assim como todos os paises, todos os governos, o nosso usa da religião, tv, futebol e cachaça para controlar a população... domingo de futebol, cerveja e igreja é dia de esquecer tudo que vemos de merda durante a semana. fato.

    ResponderExcluir
  2. 6 - Na minha opinião não adianta você pegar o Zé da favela e falar de hoje em diante você é ateu, não vai ficar rezando pedindo a Deus pra mudar sua vida, vai batalhar e acreditar em si mesmo, não adianta porque ai ele vai para uma escola publica brasileira, e não vai conseguir ter o preparo necessário pra isso.

    pois é... mas quando chegar no final, ele vai culpar a si mesmo por não ter conseguido, inves de jogar a culpa pra outras pessoas, ou pra alguem que quis que ele fracassasse... e não tem dessa... se o cara corre atras, estuda direito, faz tudo certo, corre atras do seu sonho, pode ser o que for, ele consegue.. as pessoas que estão em cima geralmente vieram de baixo, correndo sempre atras do seu sonho, independente de crer ou não em algo.

    7 - Eu acho que o Brasil é essa draga toda, porque somos o quarto pais no mundo no ranking de corrupção, não é porque eu rezo meu pai nosso todo dia antes de dormir.

    hauhauhauhauhauha nem comento... olha o que vc falou vei...

    8 - Agora voltando ao assunto que falei que me revoltou, foi na sexta feira da paixão. Nesse dia eu não como carne vermelha, faz parte da minha crença, mas eu não faço isso pra ir pro céu, ninguém faz, faz por respeito, por seguir uma crença. E eu vi um tanto de gente postando coisas com deboche, chamando religiosos de otarios, pow cara, ninguém é obrigado a acreditar em nada, só acho que tem que respeitar só isso.

    mais uma vez, le o que vc falou... pede respeito, mas ao menos respeita a religiao alheia? quantas vezes já zuou um crente, ou chamou um mulçumano na tv de terrorista? quantas vezes generalizou... Datena que o diga... falar que todo mundo que mata é ateu. risos. quem diz algo assim, tem a memoria muito curta, ou estudou pouca historia...
    outra coisa... só pq o indiano nao come carne bovina eu vou deixar de comer, sendo que eu nao creio no que ele crê? nem eu, nem vc, nem ninguem... não é desrespeito, mas não vou deixar de comer algo sendo que eu nao acredito na historia que é contada, é um calculo simples.

    9 - Ninguém reza pra ficar rico, ninguém reza pra conseguir as coisas, rezo por acreditar em um Deus, pra agradecer por minha vida, pela minha família e meus amigos, pra continuar seguindo em frente alegre e feliz.

    e quem morre de fome, e reza por justiça de alguma forma... perguntemo-nos o que eles acham disso.

    10 - Agora minha CORNETADA é a seguinte, eu acho que se um dia o facebook 'acabar' como aconteceu com o orkut, o Brasil vai perder pelo menos uns 40% dos seus Ateus, porque pra mim vai ser que nem as comunidades de futebol do orkut e seus pseudo-s comentaristas futebolísticos.

    não cara, não vai acabar, vc apenas deixara de ve-los, pq nao vai ter mais facebook pra manifestaçoes... assim como "40% das pessoas" que ajudam cachorros na rua, ou mendigos, ou que postam coisas de igrejas, fanaticos religiosos, pessoas que gostam de empadinha, enfim... todos vão sumir, por nao ter onde se reunir e trocar experiencias. é comum.

    11 - Por isso que eu era mais feliz quando não colocavam a culpa dos problemas sociais não meu pai nosso diário...

    ahuhauahauhauhauhauha ninguem culpou sua reza, mas sim sua falta de ação... e quantas vezes, até eu mesmo quando acreditava, um crente diz: 'não foi assim porque deus quis assim'...


    Cara, não to criticando sua crença ou sua religião. O meu post não foi pra isso. Foi uma pesquisa. É dado, é fato. Mas entendo sua crítica, 80% dos crentes a fazem. É normal. O foda é que vcs se colocam como os justos da sociedade, como se um ateu fosse te matar amanhã. Quem faz esse tipo de crítica tem a memória muito curta historicamente falando, tá precisando estudar mais a biblia, ou história antiga mesmo.
    Não vim aqui criticar sua crença, como esperaria não ser criticado. Como um evangélico não gosta de ser criticado, ou um mulçumano chamado de terrorista. Enfim, coisas da biblia são ditas na igreja, mas o padre não conta a história toda, conta o que convém. Quem procura acha, eu achei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara, achou o que? na boa, se você leu 20 paginas da biblia já considero que você ta mentindo !

      Excluir
    2. vc num leu nada vei... como eu disse, to começando a ler... antes 20 paginas em 1 dia, do que nenhuma em 21 anos.

      Excluir
  3. Cada um acredita naquilo que quer, aquilo que precisa ! se uns se bastam; q bom pra eles né Fortuna! Porque Deus está acima de todas essas coisas. e é como dizem, nunca discutir sobre religiao e futebol. Opiniao cada um tem uma, sábio é aquele que respeita todas elas, sem nunca deixar de lado a sua própria convicção ;) Como sempre sou fâ dos seus posts, tá precisando postar mais hein ?! beeeijos.

    ResponderExcluir
  4. Tem uma musica do Padre Fábio de Melo que diz o seguinte :
    " Eu sei, minha força por si só não é capaz
    Pra vencer eu necessito muito mais
    Minha força é imperfeita, eu bem sei
    No poder que vem do alto sou bem mais
    E meus olhos pode ver além da dor
    Minha fé me faz vencer "
    Sou católica, não sigo muito porque acho seriamente não estar preparada para entender tudo que acho necessário entender para dizer que sou uma seguidora, nasci na igreja e na religião, acredito num Deus que nos colocou no mundo e de lá de cima nos olha e nos guarda sempre mesmo sem acreditar nele 100% do tempo. Isso é FÉ, isso é uma criação, um sentimento, uma força. Muitos por ai são realmente Ateus, e eu respeito isso, e acho que por vezes são ate mais racionais que muitos religiosos, pois eles veem o mundo com os olhos mais ligados á racionalidade, e aos problemas, mas há muitos que dizem ' Sou Ateu, graças a Deus' e uma frase pronta? é sim, mas é a verdade. Eu acho que cada um tem seu pensamento, tem sua fé, seja ela no homem ou num Deus, afinal, fé não é so acreditar num poder maior mas sim acreditar no próximo, e em algo que possa ser bom para si mesmo e para os outros.
    Acredito que ser ateu ou religioso vá de cada um, e por muitas vezes acredito que a religião é um apoio, um suporte uma força que me faz sentir confortada, e faz muitos se sentirem melhor, mas quem não cre nisso, cre em algo que de todo esse apoio, e pra mim é isso que importa, é acreditar em algo, e ter esperança baseado em algo, seja em Deus ou no Homem, é acreditar que somos capazes de fazer um mundo melhor, atraves de nossas atitudes. Não é porque somos religiosos que esperamos respostas do ceus, apenas esperamos um conforto atraves de uma oração após um dia ruin ou para agradecer por mais um dia de vida, e nem por que nao acreditamos que devemos julgar que a responsabilidade por um pais sub ou desenvolvido seja porque a maioria crê ou não.
    Acho que o mundo precisa parar de acreditar que paginas do facebook vao resolver ou divulgar mais certas coisas, e começar a fazer por onde, afinal vamos combinar que 'midias' são sim manipuladoras, e vamos começar a fazer algo por nos mesmos e não pela maioria. Quer reclamar da politica? APRENDA A VOTAR. Quer reclamar da religião? Não vá a igrejas so pq seus pais querem que vá ou pra pegar menininhas como disse o fortuna. Quer encontrar amigos? MARQUE UM FUTEBOL OU UM ENCONTRO. Chegaaaaaa de midia manipulando chega de modinhas so pra fazer media, ai sim, veremos o que cada um e de verdade e em que acredita ou não, afinal não terá mais nenhum perfil para se mascarar nem tentar manter uma imagem ou esteriótipo pre determinado.

    Acredita em Deus!? Amem, eu também, é meu pai, é meu conforto, posso estar em debito? sim, mas e Nele que creio e que peço proteção e rezo meu pai nosso.

    Não acredita em Deus!? Amem também, pq eu rezo pra vcs, assim como rezo para todos que estão ao meu redor, e espero que seja suficiente aquilo que acredita para te dar uma vida completa.
    Desculpa, sou mesmo meio antiquada, nao creio em uma religião só, creio em Deus, nossa senhora e Jesus, assim como creio em que ainda há muita coisa pela qual nao somos capazes de entender !! :D

    ResponderExcluir
  5. P.s: Adoreeeeeei o texto Fortunatooo *-* ( so pra variar hahahaha )
    hasuhaushuasa
    Beijo Beijoo ;*

    ResponderExcluir
  6. Bem, como já era esperado, você resolveu escrever sobre algo polêmico e foi isso o que resultou: Em Polêmica.

    Eu sou católica, vou a Igreja todos os domingos que dá (e isso não é raramente!), mas respeito aqueles que não acreditam.
    Tenho amigos de muitas religiões, espiritas, evangélicos, budistas e aqueles que não creem, no caso ateus. Respeito a todos! A única coisa que eu faço é não tocar no assunto de religião, pois é uma discussão sem fim. Nunca iremos encontrar aquela pessoa que admita que a crença do outro é a certa, então não adianta!
    Na sexta-feira da paixão eu tb não gostei de muita coisa que vi no facebook, e foi ainda mais tenso pra mim pq na quaresma inteira eu fico sem comer carne nas quartas e sextas. Um amigo que trabalhava comigo, que é ateu, logicamente achava isso uma besteira e um dia virou pra mim e disse: "Isso é uma besteira, o que você acha que vai acontecer com você se você comer carne?" Eu respondi simplesmente: "Não vai acontecer nada!" Ele: Então porque você não come oras? Eu: Simplesmente porque é a forma que eu achei de demonstrar o meu respeito perante ao Deus que acredito.". E ponto, acabou a discussão.
    Acho que se você não acredita, se não vê sentido nos digamos "rituais religiosos" então tá, come sua carne vermelha na sexta-feira da paixão queto... Não precisa ficar gritando aos 4 ventos que você não acredita, que é isso uma bobagem e que as pessoas que acreditam são alienadas, bobas etc.
    Da mesma forma que eu respeito a sua opinião, eu gostaria que você respeitasse a minha!

    E adorei a frase que a Andrezza sitou: "Opiniao cada um tem uma, sábio é aquele que respeita todas elas, sem nunca deixar de lado a sua própria convicção!"
    Concordo plenamente, então vamos cada um ficar com a sua crença ou descrença e respeitar a opinião do próximo.

    ResponderExcluir
  7. Ah fortuna, desculpa a demora... É que só deu pra ler hoje! ;D

    ResponderExcluir
  8. Bom texto. Só tem que corrigir os erros gramáticais. Felipe Sousa.

    ResponderExcluir