afortunados os que visitam o blogo do fortunato !

contador free

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Quando vão entender que dinheiro não se come ?

Quando eu tinha 16 anos fazia meu curso técnico de biotecnologia foi quando tive a primeira idéia de fazer Engenharia Ambiental. Nessa época todo trabalho que tinha da escola eu falava sobre 'aquecimento global', mais infelizmente eu era um cara sem conhecimento total do assunto (ate hoje sou é muito complexo), e por ser um cara sem um bom conhecimento acabava sendo influenciado por diversas opiniões um pouco radicais.
Atualmente estou no quarto período de Engenharia Ambiental e estou podendo conviver bastante com problemas ambientais. A primeira coisa que todos pensam quando fala sobre meio ambiente é "temos que salvar o mundo, vamos todos morrer" bla bla bla. A situação é preocupante, mais cabe a nós buscar uma saída mais inteligente. O Rafinha bastos tem um vídeo no youtube que se chama "enfia o filtro solar no rabo" HAHA', acho muito interessante a parte que ele fala "a água do mundo não vai acabar só porque eu quero tomar meu banho direito." É basicamente esse clichê que deve acabar.
A umas duas semanas quando decidir falar sobre este tema, foi quando um professor meu disse o seguinte "a empresa está poluindo não é de hoje muitas empresas tem 50, 60 anos que poluem não tem como você chegar e proibir ela de fazer o que a deixa aberta que é a produção." Um bom exemplo que ele citou é a usina hidroelétrica de Itaipu que devido as atuais leis ambientais tornaria o projeto inviável devido ao custo que levaria para ser construída.
Como eu citei anteriormente o que atrapalha a população de entender a verdadeira importância da preservação são só clichês que aparecem no nosso dia a dia. O que mais me revolta é o 'selo verde'. Pra quem não sabe o selo verde é um status que um produto atinge por ser o mais ambientalmente correto(inventei uma palavra HAHA). O que acontece analisa-se uma serie de produtos qualquer, aquele que menos agride o meio ambiente na sua produção ganha o selo verde, o problema é que as empresas acabam cobrando um absurdo por este produto. E ai eu pergunto: como uma família que os pais trabalham para pagar escola dos filhos colocar comida em casa pode ser dar o luxo de pagar a mais em um produto porque ele agride menos o meio ambiente. Ninguém olha isso, geral olha o que ta mais barato. E a culpa não é do produtor, ele não pode ter prejuízo a culpa é do governo que investe errado em questões ambientais ou melhor não investe. Um exemplo clássico? Cadernos de folhas recicladas o preço é superior ao de folhas normais. O cara cobra mais caro com a 'desculpa' que o preço é devido a reciclagem, estamos salvando o mundo o que será da geração dos nossos netos e bla bla bla. Isso ai é obrigação não se deve cobrar a mais por isso !
Talvez eu tenha deixado transparecer que acho que os problemas ambientais não são tão graves, não acho isso EU ACHO que os problemas estão direcionados pro lugar completamente errado. Rodízio de carro em são Paulo, dia mundial sem carro etc. Acho isso tudo uma perda de tempo e vou explicar o porque: O Brasil é o quarto pais que mais polui no mundo, e alcançou esse patamá devido ao desmatamento e queimadas na Floresta Amazônica. Temos que abrir os olhos para direção correta, falta fiscalização, fazendeiro entra na floresta desmata sem ó pra fazer pasto e ninguém faz NADA, enquanto isso mandam você diminuir no seu banho, sair sem seu carro esses bla bla bla que rolam em propagadas do governo. O governo brasileiro não tem nenhuma condição de controlar o território da floresta. E com isso vamos desmatando, poluindo, o clima vai aumentando a temperatura e tem gente que fala "para choveu do mesmo jeito a uns 30 anos isso é um ciclo". Deve ser mesmo a 50 anos tinha ciclone em santa Catarina nevava no sudeste e geleiras do Alasca derretiam.
Faça sua parte sem entrar em clichês, economize, busque novas soluções inove. Cabem a nós novos arquitetos, engenheiros, biólogos criar novas fontes de energia, novas soluções mais rentáveis que transformem o desenvolvimento sustentável em uma ideologia menos abstrata do que é hoje.
O desenvolvimento sustentável só será atingido o dia que o governo melhorar sua fiscalização, investir em projetos modernos onde os dois lados saiam lucrando.

Por isso que eu era mais feliz quando as pessoas cuidavam melhor da sua própria casa !

Salve da semana vai pra galera do 4º período de engenharia ambiental do izabela :)

Ótimo final de semana povo !

10 comentários:

  1. maaaaaaaaaaaaaaza! eauiehehea :B
    muito bom o texto amor!
    beijooos

    ResponderExcluir
  2. Até onde eu sei, o rodizio de Carro em São Paulo n é pra diminuir a poluiçãos e sim pra diminuir o fluxo de carro durante o dia

    Flws

    HAHAHAHA'

    ResponderExcluir
  3. uma coisa leva a outra HAHAHA...mais falei tipo das paradas q rolava pra vc não sair de carro pra poluir menos !

    ResponderExcluir
  4. óoootiiimo...
    adoreeiii... vc abordou um assunto sério, de forma mto interessante e didática..
    Parabéns por mais esse sucesso de post, Fortunato!

    =]
    Beiijos!

    ResponderExcluir
  5. Dinheiro não traz felicidade ?! Me dê o seu e seja feliz !

    ;]

    ResponderExcluir
  6. Temos que abrir os olhos para direção correta, falta fiscalização, fazendeiro entra na floresta desmata sem ó pra fazer pasto e ninguém faz NADA, enquanto

    Acho que você quis dizer sem dó nesse trecho.


    Ah, como sempre adorei seu texto e tenho divulgado seu blog porque você tem só melhorado, tanto na escrita quanto no transmitir do pensamento!
    beijos e parabéns!

    ResponderExcluir
  7. hahha' tem qe ri de uns comentários ae!
    Mas voltando ao post,tva mesmo faltando flar desse assunto viu :D e como smp arrasso né!A poluição é um problema de todos, cada um com seu qual, e só em conjunto podemos resolver isso :D ! Beijos Fortuna *-*

    ResponderExcluir
  8. " Isso ai é obrigação não se deve cobrar a mais por isso ! "
    Assino em baixo..
    Mas a gente tem que cair na real que vivemos num mundo capitalista.. o lucro de hj vale mais que o viver saudável de amanhã!
    Se cada um fizesse sua parte tudo ia ser tao facil..!
    Post bacana..tá de parabens mais uma vez.. é começando por pequenas coisas assim que um dia podemos mudar o mundo ( EU ACREDITO NISSO!)
    Pra finalizar deixo essa msg :


    'Quando a última árvore for cortada, quando o último peixe for pescado, quando o último rio for poluído, aí sim, o homem verá que dinheiro não se COME!'

    ResponderExcluir
  9. to lendo uns textos muito legais sobre arquitetura sustentável! dá pra fazer muita coisa legal sem ter que gastar muito dinheiro! o que pega é que todo mundo prefere aplicar o dinheiro pra ter uma casa com a cara da riqueza do que investir em uma casa que seja correta do ponto de vista ecológico!

    ResponderExcluir
  10. O desenvolvimento sustentável só será atingido quando as ações que são tomadas para a diminuição da degradação ambiental originarem de uma verdadeira preocupação, e não de forma obrigatória, através de leis. Infelizmente ainda necessário, porém a importância do "cuidar" perde o verdadeiro valor... Quem sabe um dia com a nova geração?

    Eu disse que ia ler!!! Muito bom.
    By Fernanda / Engenharia Ambiental Izabela Hendrix

    Ps.: devia ter divulgado no e-mail da turma.
    Bom final de semana

    ResponderExcluir